Tcl/Tk: Introspecção com comando info

introspecção:
[Do ingl. introspection.] S. f.
1. Observação da vida interior pelo próprio sujeito; exame que alguém faz dos próprios pensamentos e sentimentos.
Dicionário Aurélio – Século XXI

Às vezes, ajuda muito poder examinar TUDO que está acontecendo em um programa/script em um determinado momento. Não só em procedimentos de depuração, embora eu ache que estes sejam os casos mais comuns.

O comando da introspecção em Tcl/Tk é [info]. Sozinho, ele não faz nada. Precisa de pelo menos um argumento. Existem mais de 20 possíveis, mas os mais comuns são:

  • [info vars]: retorna os nomes de todas as variáveis já criadas no programa até o momento em que [info vars] for executado. Se [info vars] estiver no fim do programa, vai revelar todas as variáveis. Se [info vars] estiver no meio programa, não revela as variáveis que forem criadas depois dele.
  • [info exists “nome de variável”]: teste booleano que verifica se uma determinada variável existe, se já foi criada/declarada. É mais fácil fazer assim do que usar [info vars] e ficar procurando uma determinada variável na lista retornada.
  • [info globals]: retorna os nomes de todas as variáveis globais.
  • [info locals]: retorna os nomes de todas as variáveis locais, ou seja, que só existem no contexto de um procedimento (proc). Logo só faz sentido usar [info locals] dentro de um proc.
  • [info procs]: retorna os nomes de todos os procs já criados no programa até o momento em que [info procs] for executado.
  • [info body]: retorna todo o “corpo”, o código de um proc. É como uma radiografia do código fonte. Mostra tudo.
  • [info commands]: retorna os nomes de todos os comandos existentes no programa, inclusive os procs. Também inclui os “apelidos“. Isso inclui TODOS os comandos da linguagem Tcl/Tk, mas observe que alguns comandos podem ter sido apagados.

É sempre mais interessante testar estes comandos no console Tkcon, mas é claro que eles podem ser testados em qualquer programa ou script em Tcl/Tk.

Não é muito interessante testar introspecção em scripts muito pequenos. Quanto maior for o programa, maior será a quantidade de informação a ser garimpada.

This entry was posted in Tcl-Tk and tagged , , . Bookmark the permalink.

One Response to Tcl/Tk: Introspecção com comando info

  1. isaque says:

    eu gostei deste comando

Comments are closed.