LaTeX: Dividir o documento em partes (include)

Um documento LaTeX pode ser dividido em partes. Isto facilita na edição e organização, imagine que você tem um documento grande (50 ou mais páginas) chamado documento.tex e ele está estruturado conforme o exemplo abaixo:

\begin{document}

\include{introducao}

\include{visao-geral}

\include{teoria}

\include{desenvolvimento}

\include{conclusao}

\include{bibliografia}

\end{document}

Cada um dos “include” é um arquivo .tex (introducao.tex, visao-geral.tex, teoria.tex, desenvolvimento.tex, conclusao.tex, bibliografia.tex).

Desta forma você mantêm seu trabalho organizado pois cada parte (capítulo ou subcapítulo) fica em um arquivo separado. Na hora de gerar o arquivo .dvi basta compilar o arquivo principal:

latex documento.tex
This entry was posted in LaTeX and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

8 Responses to LaTeX: Dividir o documento em partes (include)

  1. Thadeu Penna says:

    O melhor é que você pode sempre comentar os outros e só compilar o que você estiver mexendo, ganhando um tempo considerável na compilação.

  2. Luis says:

    Gostaria de saber se nesse incluir de arquivos, existe como cada um deles ter um preâmbulo diferente.
    Estou querendo fazer um documento para minha empresa com uma marca d’água em suas páginas, mas não é em todas elas, mas até agora não consegui(usando só um documento).

  3. thiago says:

    Na classe article estou usando \include para separar as seções, mas quando compila cada seção fica em uma página separada, não tudo em sequencia numa mesma página. Como uso o include e ainda ponho tudo na mesma página?

  4. Felipe Carreiro says:

    @Thiago
    Use “\input{arquivo}” (sem “aspas”) pois \include sempre insere uma quebra de página. Mais em: http://goo.gl/wXjGR

  5. Gustavo Zanfra Paitch says:

    Como vai?
    To começando agora no LateX, fiz um mini-curso rápido uma vez e fiquei muito tempo sem usar ele, então acabei esquecendo muita coisa.
    Minha dúvida é quanto ao arquivo “.tex” (introducao.tex, desenvolvimento.tex…). Como deve ser a estrutura desse arquivo?
    Muito obrigado!

  6. Maria Joseane says:

    Gostaria de saber se tem como utilizar hiperlinks em um arquivo em partes. Estou trabalhando com um arquivo em partes, mas queria clicar no título no sumário do arquivo e me direcionasse ao item escrito no corpo do trabalho. Tem como fazer isto?

    Aguardo resposta

  7. João Damasceno says:

    Bem, muito legal, porém, se quisermos que um determinado trecho dentro de um parágrafo não seja compilado? Eu não posso usar %trecho que não será compilado% colocando %…% porque se eu fizer isso ele aplicará os %% para todo o parágrafo. Então como posso não compilar apenas um pequeno trecho? Como posso fazer com que o include seja listado por colunas? No meu caso tenho um texto que terá 90 include{} então queria colocar lado a lado, só que se eu colocar com o % para não compilar trechos, ele também não compilará o que estiver na sequência da linha onde coloquei o % e eu só quero que o include que coloquei o % não seja compilado e não toda a linha.

Comments are closed.