Tcl/Tk: sondagem do sistema com variáveis

Às vezes, ajuda muito poder examinar determinadas condições do sistema enquanto um programa/script é executado, mais ou menos como quem está voando e verifica as condições meteorológicas. Não só em procedimentos de depuração, embora eu ache que estes sejam os casos mais comuns.

Na dica anterior, eu falei de introspecção com o comando [info]. Agora, veja que informações importantes pode-se obter de determinadas variáveis. Assim como a linguagem Bash tem uma série de variáveis reservadas para informações de depuração, Tcl/Tk tem as suas.

  • env: contém um array com as variáveis de ambiente e seus respectivos valores. Tanto a forma quanto o conteúdo são muito parecidos com o que é retornado pelos comandos ‘env’ e ‘printenv’ em Bash. Para examinar um array, use o comando parray, e.g. [parray env].
  • tcl_platform: outro array, este contém informações sobre a plataforma. O item mais valioso costuma ser $tcl_platform(platform), que indica se o ambiente é Windows, Linux/Unix ou Mac, entre outros. Com esta informação, fica fácil adaptar um programa para que ele rode em diversas plataformas sem engasgar nem pedir ajuda ao usuário. Exemplos da minha máquina:
    tcl_platform(platform)    = unix
    tcl_platform(os)          = Linux
    tcl_platform(osVersion)   = 2.6.24-23-generic
    tcl_platform(machine)     = i686
    tcl_platform(byteOrder)   = littleEndian
  • tcl_patchLevel: é uma variável escalar que contém o número exato da versão de Tcl/Tk que está sendo usada para executar o programa. Por exemplo, 8.5.4. Serve para gerar mensagens de erro e admoestar o usuário caso ele esteja usando uma versão muito antiga de Tcl/Tk. Muita coisa importante só foi incorporada a partir da versão 8.4.0 (setembro de 2002).
  • errorInfo: variável escalar, contém o texto de erro do último erro registrado durante a execução do programa. A maioria das linguagens interrompe a execução do programa em caso de erro. Em Tcl/Tk, é muito fácil ajustar o programa para ignorar erros e seguir em frente. Neste caso, o último erro ocorrido fica registrado nesta variável.
  • argv: variável escalar, contém a lista dos argumentos com que o programa foi executado. Informação indispensável para a execução da maioria dos scripts. Se o programa não for executado com nenhum argumento, argv retorna vazia.
  • argc: variável escalar, contém o número de argumentos com que o programa foi executado. É o mesmo que [llength $argv]. Serve para confirmar se o programa foi executado com o número mínimo, máximo ou exato de argumentos que o programa exige. Se o programa não for executado com nenhum argumento, argc retorna o número 0.

Mais informações em http://www.tcl.tk/man/tcl8.5/TclCmd/tclvars.htm

This entry was posted in Tcl-Tk and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Tcl/Tk: sondagem do sistema com variáveis

  1. Acho que argv seria um vetor e não um escalar.

Comments are closed.